domingo, 24 de junho de 2007

Uma carta para Nicondemos

Caro Nicodemos,

Mais uma vez reli na Bíblia a conversa que você teve com Jesus, espero que você ainda se lembre dela, pois é por causa desta conversa que te escrevo. Mesmo você sendo um mestre em Israel gostaria de rever com você alguns pontos nos quais você se equivocou. Pelo que li, tudo indica que você vinha observando o Ministério de Jesus há bastante tempo. Provavelmente concluiu que conversar com Ele a noite seria uma boa idéia. Isto porque ninguém os importunaria durante suas indagações e também porque zelava por sua imagem de autoridade política e religiosa. Já imaginou ser visto conversando com alguém que afirmava ser o próprio Filho de Deus?

Sua conversa começou da mesma forma que os políticos fazem, massageando o ego dos ouvintes, frases repletas de elogios. Está lembrado? “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estais fazendo, se Deus não estiver com ele” (João 3:2).

Você se lembra do que Jesus te respondeu? “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” Caro Nicodemos, a primeira vista temos a impressão que Jesus Cristo deu um “corte” na sua bajulação, mudando de assunto, afirmando algo que aparentemente não tinha nada a ver com o que você falou, não é verdade? O que você não sabia era que Jesus conhecia perfeitamente as intenções do coração de qualquer pessoa que o cercava. Para ele era como se em sua testa tivesse um letreiro luminoso, como aqueles nos aeroportos, mostrando seus pensamentos a todo instante. A propósito, você sabe o que é um letreiro luminoso? E aeroporto? Deixa pra lá! O que vale é a intenção!

Permita-me analisar sua afirmação. Quando você disse a primeira palavra, “Mestre”, estava reconhecendo que Jesus era alguém com excepcional sabedoria, muito mais do que você. No restante da frase reconheceu que Jesus não era um impostor, um ilusionista, como achavam alguns líderes religiosos de sua época. Neste ponto é que eu quero te mostrar que a resposta de Jesus tem tudo a ver com a sua afirmação. Preste atenção, depois que você chamou Jesus de “MESTRE”, você empregou a palavra “SABEMOS”, uma variação do verbo “SABER”. E é aí que você se enganou meu prezado Nicodemos, você somente SABIA o que Jesus fazia, e o fato de você SABER não mudava em nada sua condição de fazer parte ou não do Reino de Deus, a dúvida

continuava em seu coração. Você prestou atenção ao verbo que Jesus utilizou resposta? Não? “Ninguém pode ver o Reino dos Céus se não NASCER de novo”. Isso mesmo NASCER DE NOVO. Perdoe-me se estou sendo indelicado, mas fiquei estupefato com a estupidez de sua pergunta após esta afirmação: “Como alguém pode nascer sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer?” Mas creio que tenha sido retórica.

Pacientemente Jesus te explicou: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da ÁGUA e do ESPÍRITO.” Caro Nicodemos, com respeito à palavra “água” Jesus provavelmente se referia ao batismo, que é uma demonstração exterior e pública de algo que já aconteceu no interior do homem, o NOVO NASCIMENTO, que acontece “a todos quanto o RECEBERAM, àqueles que CREEM no seu nome...” com isso, “... deu-lhes o poder de serem feitos FILHOS DE DEUS.” (João 1:12). Não basta apenas SABER, é preciso, CRER e RECEBER, e assim poderá então NASCER DE NOVO.

À medida que sua conversa foi avançando pude perceber que você pouco conhecia de Deus, mesmo sendo um mestre em Israel, profundo conhecedor da Lei de Moisés. Nicodemos você foi um privilegiado de poder ouvir dos lábios de Jesus estas maravilhosas e poderosas palavras: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu filho unigênito (único), para que todo aquele que nele CRER, não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA”. (João 3:16).

Oh, Nicodemos! Jesus não estava interessado no que você sabia a respeito Dele, Ele desejava que você CRESSE Nele como o único elo que te uniria a Deus eternamente. Se assim fizesse, você experimentaria o Novo Nascimento, receberia um novo coração, uma nova vida ao lado de Jesus. Exatamente como se a sua vida começasse a ser contada a partir deste momento de decisão.

Caro Nicodemos, estarei também compartilhando esta carta com outras pessoas, como amigos, colegas e até mesmo pessoas que não conheço. Você há de concordar comigo que da mesma forma como eu agia no passado antes de NASCER DE NOVO, quem sabe elas também como você, estão apenas “SABENDO” sobre Jesus, em vez de “CREREM” no Nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3:18).

Inspirado por Deus escrito por,

Beneth Costa Gomes.

Nenhum comentário: