domingo, 24 de junho de 2007

O Grande Paradoxo

Se procurarmos no dicionário o significado da palavra ambição, encontraremos as seguintes definições:

No dicionário Aurélio:

1.Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social,etc). 2 .Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior.

No dicionário Michaelis:

1. Desejo de riquezas, de poder, de glória ou de honras. 2. Aspiração, pretensão. 3. Cobiça.

Posso afirmar em princípio, e você pode até discordar de mim a princípio, que o maior problema do ser humano reside neste desejo, a ambição, para o qual os gramáticos na tentativa de expressá-lo com palavras, enfatizam utilizando termos como veemente e ardente.

Todos nós temos ambição, faz parte de nossa natureza. Isso não é ruim. O problema reside no modo pelo qual direcionamos nossa ambição. Porém ela quando não é bem direcionada pode trazer desgraças sem medidas para nossas vidas tanto aqui na Terra como para o restante de nossa eternidade. Em termos de acontecimentos terrenos, faça um mini flashback e tente lembrar de algumas desgraças passadas, desgraças atuais e as que ainda estão por vir que destroem o ser humano. Eu te desafio, tente descorrelacionar qualquer uma lembrança que tenha passado em sua mente ao sentimento de ambição (cobiça). Conseguiu? Não? Nem eu também consegui. É impossível. Infelizmente o ser humano continua fazendo “vistas grossas” para este sentimento que tem assolado a humanidade e faz parte de cada um de nós. Responda a estes questionamentos. Quanto do seu tempo você dedica aos outros? Quando há um sorteio no qual você participa, para quem você torce? Como você se sente quando o seu colega é promovido e você não? O que motiva o ladrão? O que motiva o adúltero? O que motiva o comércio vender mais e mais? O que motiva a omissão dos políticos? Atrelado ao sentimento da ambição mal direcionada está outro sentimento terrível, o orgulho, ambos caminham juntos de mãos dadas. E foi justamente este sentimento, a ambição, que fez com que o primeiro homem perdesse a ligação existia entre ele e Deus. Entre o homem e Deus havia um contato direto. O acesso a Deus era completo, não havia intermediários. Porém quando o homem ambicionou ser igual a Deus, deu início a toda sorte de desgraças que vemos hoje. Alguns acreditam que Deus não existe simplesmente pelo fato da Bíblia afirmar que Deus é amor, e consequentemente se Ele é amor, o mundo não estaria da forma com está. Estes que assim afirmam, se esquecem que foi escolha do homem desobedecer a Deus. Na sua criação, o homem recebeu o dom do livre arbítrio, porém Deus disse para não tocar nem comer do fruto da “árvore da ciência do bem e do mal”, pois se comessem morreriam. Porém a serpente (o diabo), astuta, disse à mulher que se eles comessem seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal. A mulher, Eva, se encantou com a beleza do fruto, pois foi despertado nela o sentimento de ambição, cobiça, depois colocou em prática o sentimento. Ofereceu para seu marido comer também, após ambos comeram e seus olhos foram abertos. Tiveram ciência do bem e mal. Quebrou-se então a ligação que havia entre o homem e Deus. Começou aí o primeiro pecado da humanidade.

Não pense que este sentimento de querer ser igual a Deus, aconteceu somente no primeiro pecado. O que mantém os homens afastados de Deus é justamente este sentimento. Aqueles que negam a existência Dele, assim o fazem porque no fundo não querem ser inferiores, precisam ao menos estar no mesmo patamar. Criam vários argumentos, e às vezes não, simplesmente negam por orgulho. Quanto mais o homem se enche de ambição, orgulho e vaidade pelo que é ou pelo que tem, mais se distancia de Deus.

Agora vamos olhar o outro lado da moeda e aí reside o grande paradoxo do universo. Deus usou como meio de restauração da ligação quebrada com Ele pelo homem, justamente o oposto do sentimento e da atitude que o homem teve para com Ele. Deus, em Jesus Cristo seu Filho amado, despiu-se de toda a sua glória, humilhou-se a tal ponto que se tornou homem como nós, e a Bíblia nos diz que Ele, Jesus Cristo, em tudo foi tentado, porém em nada pecou (Hebreus 4:15).

Esta nova aliança é restabelecida única e exclusivamente por meio de Jesus Cristo. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Timóteo 3:5-6). E acontece a partir do momento em que olharmos para nós mesmos e reconhecermos que realmente nós não merecemos o amor de Deus, o sacrifício de Jesus Cristo, a demonstração máxima do Seu amor. A Bíblia nos diz em Romanos 5:8 – “Mas Deus demonstra o seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. Você deve estar se perguntando: Porque Ele fez isso? Fez, porque a morte a qual fomos condenados em Adão, não era somente física, era morte espiritual e eterna, sofrimento eterno do nosso espírito. Você pode estar se perguntando também: Porque eu não mereço este amor? Porque somos pecadores e tínhamos perdido o contato direto com Deus. Fomos nós que demos as costas para Ele, nós que o recusamos, nós somos os traidores, nós que quebramos a união, partiu de nós homens. Nossos pecados nos separam de Deus. A Bíblia nos diz que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

O homem natural de certa forma trata Deus como numa relação comercial. Um serviço prestado corresponde a um pagamento. Mas com Deus as coisas não funcionam assim. Não há nada que você faça que pague a sua salvação. Em hipótese alguma. Até porque ela já foi paga com o sangue de Jesus. A salvação de nossas almas, só existe quando reconhecemos que por nós mesmos não seria possível restabelecer esta união, a cruz era nossa e não dEle, nós pecamos, Ele não. É parar de pensar que somos “bonzinhos” e que temos direito a salvação simplesmente porque somos de boa índole, pois não matamos, não roubamos, não contamos muita mentira, de vez em quando ajudamos ao próximo, fazemos boas ações e caridades. Não é isso que nos levará ao Reino dos Céus, onde Deus habita, quando morrermos ou se Jesus voltar antes disso. Nós somos justificados, ou seja, nossas acusações são retiradas, pela fé em Jesus Cristo, simplesmente pela fé. (Gálatas 2:16)

Mas não uma fé que habita no mundo das idéias, mas uma fé que quando genuína e recebida de Deus provoca mudanças na vida, na mente e no coração daquele que recebe a Jesus. Reconhecendo-o como Senhor, não mais se colocando como igual, mas como submisso ao senhorio Dele. Então passa a viver para Ele, pois sabe que agora não se tem mais a falsa idéia de domínio sobre sua vida, sabe que foi comprado das mãos do inimigo de nossas almas por um alto preço e passa a viver de tal forma que o centro de sua vida passa a ser Deus, vive para a Glória Dele. A amizade foi restaurada. Agora não mais um inimigo, agora é chamado de filho, pois em Cristo todos aqueles que receberam a Jesus são filhos por adoção e podem chamá-lo de Abba Pai (Paizinho – Romanos 8:14-15).

A parte de Deus já foi feita, agora é conosco. Cabe a cada um de nós, individualmente tomar esta decisão. Não esqueça que fomos nós que começamos esta confusão quando desejamos um dia ser igual a Deus. Todo homem já nasce condenado à morte eterna, porém em Jesus Cristo este quadro é revertido a nosso favor. Para o homem obter a salvação é simples, basta dar o primeiro passo em direção a Deus porque nos demais ele conduzirá pelas mãos. Mas o primeiro passo é teu. Porém é difícil deixar de ter apego às coisas terrenas. Essa ambição é a origem de todos os males. Lembre-se das palavras de Jesus: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” (Marcos 8:36-37). Percebeu que você é muito valioso para Deus, a ponto de Ele entregar-se a si próprio em seu favor, mesmo sem você merecer? Você pode não acreditar em uma palavra do que está escrito aqui, e não te culpo nem me espanto, pois a Bíblia nos diz que: “O deus desta era (o diabo) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus”, porém hoje seus olhos foram abertos. Também pode achar uma grande loucura, mas a Bíblia nos diz que: “Pois a Mensagem da Cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1Corintios 1:18).

Não se esqueça que nada do que você conquistar nesta vida terrena servirá depois de você deixá-la, porém esta decisão por Jesus Cristo só pode ser tomada aqui e ela é a única coisa que você levará desta vida, a sua salvação ou não. Acredite, seu destino eterno será selado nesta vida terrena. Termino com a famosa aposta de Blaise Pascal, onde ele diz que é melhor apostar no evangelho. Pois se o evangelho de Jesus Cristo for uma grande mentira, tudo bem, todos teremos o mesmo destino seja lá qual for, mas ser for realmente verdadeiro, quem não apostar neste Evangelho estará correndo um grande risco. Como um excelente matemático que era, adivinhe em que Pascal apostou? E você, já fez a sua aposta? Como os apostadores costumam dizer: A sorte está lançada!

Inspirado por Deus, escrito por

Beneth Costa Gomes.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente mensagem!