domingo, 24 de junho de 2007

Quebrando as cadeias

Não consigo acreditar que todos os cristãos creiam realmente que existe o céu, lugar da presença Gloriosa de Deus e o inferno, lugar de perdição eterna onde há choro e ranger de dentes. Pois se fossem levados a visualizar, por apenas cinco minutos, com serão ambos, por mais simples que seja o modelo criado em suas mentes, eles sinceramente passariam a ter uma vida que conduzisse pessoas ao arrependimento, uma vida de santificação. Assim como o Apóstolo Paulo, eles seriam também “constrangidos” pelo Amor de Cristo. (2 Cor 5:14).

Certa vez li algo sobre os “cristãos” que não testemunham de Jesus Cristo. O autor relatou como uma dos motivos desta indiferença o fato de que estes cristãos conduzem os seus relacionamentos de tal forma que o Amor de Deus por meio de Jesus Cristo e o seu nome nunca são necessários, se fazem presentes ou são introduzidos quando há uma oportunidade. Eu acrescentaria outro ponto nesta questão. O cristão que não sente a necessidade de transmitir o Amor de Deus assim o faz porque, na realidade, nunca se sentiu amado. Pois não se pode dar ou transmitir aquilo que não se tem. Porém quando se tem, ninguém pode negar. Quando algo é bom e genuíno, todos vêem, todos querem para si.

Em Efésios 1:15-19, o Apóstolo Paulo escreve aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso. Neste trecho ele relata que desde que ouviu falar do amor que eles têm uns para com os outros e da fé em Jesus Cristo, que tem orado e dado graças a Deus por Eles. Pede a Deus que lhes dê pleno conhecimento Dele. Pede também que seus olhos do coração (entendimento) sejam iluminados, para que conheçam a esperança para a qual foram chamados, as riquezas da gloriosa herança, a grandeza do seu poder para conosco.

Todavia estamos vivendo constantemente com cataratas e glaucomas em nossos olhos espirituais. Então, o que tem causado esses males espirituais, que aniquilam a atuação do Poder de Deus e a manifestação dos dons espirituais do Espírito Santo de Deus em nossas vidas? A resposta é muito simples. Você.

Não entendeu, você é o único empecilho para Deus usar a sua vida em prol do crescimento do seu Reino. Em Efésios 1:6 diz: “Deus já nos predestinou, para louvor da sua Glória.”

Por que os cristãos de hoje não vivem a plenitude do conhecimento de Deus? Dentre muitas razões destacaria a natureza do ser humano ser apegado a rotinas. Cria métodos e meios que facilitem suas vidas.

Assim como os judeus que eram apegados as suas tradições e as letras da Lei de Moises, muitos cristãos atuais são apegados a sua religiosidade cerimonial, velhos e novos costumes e rotinas religiosas.

Como por exemplo podemos, achar que só o domingo é o “Dia do Senhor”, achar que não ir ao culto do domingo é pecado, achar que o prédio da igreja local é um lugar santo, achar que o culto deve começar e acabar sempre nos mesmos horários, achar que determinado irmão é mais ou tem mais poder porque ora com maior eloqüência, achar que os pastores sempre têm respostas para tudo, achar que ler a Bíblia é o mesmo que meditar nela, achar que ter uma vida de santificação é ir a todos os cultos realizados, achar que fazer a obra de Deus se resume no

cargo ocupado na igreja local, achar que o irmão ao lado é sempre mais capacitado para fazer, achar que Deus está preocupado com a forma com que você lê a Bíblia, se em pé ou sentado, achar que orar de joelhos será mais fácil das petições serem atendidas, achar que a Igreja é um local onde você recarrega as baterias, achar que orar pedindo a Deus para perdoar “nossos” pecados adianta de alguma coisa, achar que Deus perdoa os pecados que não foram confessados um a um, achar que conhecer e citar a Bíblia é o mesmo que conhecer a Deus, achar que crescimento espiritual pode ser alcançado na coletividade, achar que ser dizimista faz de você um crente melhor, achar que o valor de sua opinião é proporcional ao valor do seu dízimo, achar que pregar as “boas novas” é somente para quem tem o “dom da palavra”, achar que se envolver na obra de Deus é ter um cargo na igreja local, achar que a santificação do seu familiar ou cônjuge é extensível a você assim como fazem os planos de saúde, achar que o irmão que caiu em pecado não é convertido, achar que a escola dominical é suficiente para ter o conhecimento da Palavra de Deus, achar que o jejum não é necessário, achar que o cristão que não jejua é “fraco espiritualmente”, achar que tudo o que os pastores falam vem de Deus, achar que tem um ministério ou algum dom específico esquecendo que ambos que dá e Deus.

Precisamos quebrar as cadeias, nos desprender destes e de muitos outros conceitos, crendices e costumes infundados na Palavra de Deus. Eles nos cegam espiritualmente e não nos deixam ver, sentir, tocar e experimentar o Poder de Deus em nossas vidas para que possamos abençoar a vida de nossos irmãos em Cristo, e refletir a Glória de Deus para aqueles que ainda não foram alcançados pelo amor de Jesus.

O primeiro passo é se colocar ao dispor de Deus, o segundo é perseverar na carreira proposta pelo Senhor da seara, sendo fiel, até o dia em que Cristo Jesus vier buscar a Sua Igreja, a Sua Noiva.

Abençoada seja a tua vida com esta palavra.

Inspirado por Deus, escrito por,

Beneth Costa Gomes.

Nenhum comentário: