domingo, 1 de julho de 2012

Sobre lugares, ovelhas e lobos


Antes de Ler o texto abaixo leia Lucas 14: 7-11 – A parábola dos primeiros assentos e dos convidados.

Mais uma vez Jesus estava numa festa, ao menos parecia uma, pois o pão era certo de se ter (Lucas 14:1). Nesta festa na casa de um dos principais dos fariseus Jesus demonstrou mais uma das muitas virtudes que tem, a observação. Jesus era um ótimo observador. Posso até visualizar Ele num cantinho só de olho nos demais convidados. E a partir de sua observação Ele contou mais uma de suas parábolas aos demais convidados. Tal como Jesus observou o comportamento daqueles convidados (fariseus), hoje observo o comportamento de alguns irmãos em Cristo. Como somos filhos por adoção, vale a pena lembrar que, o que diferencia um “irmão” do outro é o sobrenome, ou seja, sua assinatura. Deixe-me explicar melhor: Uns tem como sobrenome “Cordeiro”, “Ovelha”, “Carneiro”, outros carregam o sobrenome “Lobo” (igual ao Téc. Zagallo) entendeu?
A partir destas considerações, você já pode perceber que no meio do Povo de Deus há “irmãos” (o sobrenome vou deixar em aberto) que querem os melhores lugares. Pergunto, quais seriam as razões para tal fato? Dentre muitas razões cito apenas três como exemplo. Às vezes inconscientemente, em razão de uma carência afetiva, querem preenchê-la e supri-la ocupando cargos e posições de destaque (geralmente estes ficam esperando algum tipo de reconhecimento). Outros simplesmente não sabem se sujeitar a uma autoridade, daí ocupam o cargo para não terem a quem se submeter, o que é grande engano (Rom 13:1).  Tem aqueles que querem mesmo é sua autopromoção, daí isso já uma falha gravíssima de caráter (1 Cor 1:31). Seja lá qual for o caso, em nenhuma destas situações citadas e em nenhuma outra que exista, se Jesus não for a “PESSOA” que tiver o melhor lugar na festa estaremos sempre incorrendo no mesmo erro que os fariseus.
Em Filipenses 2:3 diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmos”. Em Colossenses 3:23 diz: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens”.
Li num livro recentemente que John Newton, autor do Hino Maravilhosa Graça, escreveu certa vez que:
“Se dois anjos recebessem ao mesmo tempo uma incumbência de Deus, um deles para descer e governar o maior império da Terra e o outro para descer e varrer as ruas de uma pequena vila, para eles seria totalmente indiferente qual seria a tarefa de cada um, o posto de governador ou de faxina; a alegria dos anjos está simplesmente em OBEDECER À VONTADE DE DEUS”.
Pois é, quando alguém se propõe a fazer algo em prol do crescimento do Reino de Deus, seja com a edificação da Igreja de Cristo, ou alcançando com as Boas-Novas àqueles que farão parte da Igreja, através do Sangue de Jesus, deve primeiramente ter a consciência de quem deve crescer e quem deve diminuir, na dúvida leia o que João o Batista disse acerca de Jesus (João 3:30). Creio que aqueles que possuem a mente de Cristo já têm a resposta cravada em seus corações, e se esforçam para praticar esta verdade, não vivendo de palavras vãs. Isto não significa que eu e você estamos livres de nunca cair neste pecado, deve ser uma busca constante.
Aqueles que receberam o chamado do Senhor, segundo o Seu propósito, devem estar atentos e cautelosos com estes “irmãos” sempre PREFERIDORES dos primeiros lugares. Vamos ler o que o Apóstolo Paulo disse aos Romanos:
“E rogo-vos, irmãos, noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque tais não servem para o nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simplices”
(Romanos 16: 17-18).
Provavelmente você pode ter pensado assim:
- Puxa vida! Como é possível? “Eles” produzem alguns frutos!
Caro irmão, nosso doce Jesus já previu isto a mais de dois mil anos atrás, porém para responder a esta pergunta não precisarei nem utilizar as diversas passagens bíblicas sobre o assunto, apenas uma análise racional:
“Até mesmo um relógio estragado marca a hora correta ao menos duas vezes ao dia”.
            Outra pergunta que pode surgir é: O que faremos então com estes “irmãos”? A resposta está em Romanos 12: 9-21:
“O amor seja não fingido... Amai-vos cordialmente uns aos outros... Abençoai aos que vos perseguem... A ninguém torneis mal por mal... Se for possível, tende paz com todos os homens... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
            É isso aí, devemos amar estas vidas com o amor que recebemos de Cristo, orar por elas (Tiago 5:16) e não entrar em contenda (2 Timóteo 24-26).  Estes “irmãos” infelizmente ainda não crucificaram sua carne com Cristo e juntamente com Ele ressuscitaram para uma nova vida em Jesus, apenas passaram por um “desmaio”, e você sabe que desmaio não é morte, portanto não houve ressurreição na vida deles em Jesus Cristo.
            Querido Irmão, permita que o Senhor Jesus cresça em sua vida, ceda espaço para ele atuar, negue-se a cada dia para que o nome de Jesus Cristo, e somente o nome Dele, seja engrandecido por meio de ti.
Seja tu uma bênção, para que sejamos um corpo sadio, onde cada membro deste corpo coopera para o bem do todo, e que concordemos a uma só boca, e glorifiquemos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 15:6).
Abençoada seja a tua vida com esta palavra.

Beneth C. Gomes.

Nenhum comentário: