domingo, 1 de julho de 2012

A Humildade Quebra Barreiras


        Existe um dito popular que diz: “Se quiseres algo bem feito, faça você mesmo”. 
Pode-se tirar algumas conclusões com respeito a este dito, porém julgo a mais importante que ele nos diz, indiretamente, que confiança plena uma pessoa só poderá ter em si mesma, pois se acaso depositá-la em outrem, se decepcionará. Infelizmente, a vida nos mostra que em ambos os casos a decepção é inevitável. Por quê? Quando o homem deposita sua confiança em si mesmo ou em outrem, está se colocando em risco, pois todo homem é falho, às vezes desonesto e mentiroso consigo mesmo. Se consegue ficar desapontado consigo mesmo, o que será da vida do próximo que depender dele?
       Observe que muitos problemas enfrentados individualmente pelo ser humano ao longo de toda a sua existência, estão diretamente atrelados aos sentimentos de orgulho e soberba que funcionam como uma espécie de um muro de concreto com cinco metros de altura, com uma cerca elétrica, com  sentinelas armados em torres de vigia e câmeras de vigilância 24 h por dia. Estes sentimentos isolam por completo a mente do homem. Eles brotam no coração do homem levando-o tornar-se auto-suficiente, a crer que com seu intelecto e algumas suposições (que julga verdadeira do lado de dentro do muro) conseguirá formular todas as respostas para o mistério da existência, passa então a criar a teoria do “achismo”: “Eu acho que ...”. 
         Como é possível para o homem que está preso nesta barreira de autoconfiança (que ele mesmo criou) libertar-se? Se é que realmente assim ele deseja, uma vez que esta situação de acreditar que se tem sempre razão é de certa forma confortante para a mente do homem. O processo de libertação deve ser feito em estágios. 
       O primeiro passo a tomar é “despedir” os sentinelas armados que não permitem a aproximação de ninguém. Existem “pessoas” que querem chegar mais próximas ao “eu” do ser humano para ajudá-lo, mas o muro (de orgulho) é tão alto que não são ouvidas e muitas vezes até alvejadas e mortas pelos sentinelas, simplesmente por tentarem ajudar o “eu” do ser humano a libertar-se de si mesmo.
      O segundo passo é tomar consciência que existe um mundo do lado de fora das paredes de soberba e orgulho. Existe muito mais vida onde há humildade. Porém não se deve confundir humildade com humilhação. Humildade é, espontaneamente, dar a prioridade a outrem e com sinceridade,  expressando  satisfação e alegria, sem o sentimento de perda ou inferioridade.
         O terceiro passo é que o ser humano precisa deixar de brincar de ser Deus. Deixar de achar que é dono do próprio nariz (vida). A propósito, se o homem for realmente o dono de sua própria vida por que quando as coisas ruins advêm sobre ele, elas não se vão com uma simples ordem? Por exemplo, se há em sua casa um visitante que lhe importuna, naturalmente você pedirá para que a pessoa ser retire de sua casa, porque isso não funciona com os problemas e doenças?
         Uma vez que o homem deixar de brincar de ser Deus poderá dar o quarto passo que é deixar Deus ser Deus na vida dele.  Realmente não é fácil! Para tal proeza é preciso que o homem tenha HUMILDADE. Para que Deus seja realmente Deus na vida de qualquer ser humano, Ele (Deus), precisa ser a prioridade, o centro da existência e a razão do viver.
     Aceitar estas proposições verdadeiramente com o intelecto chega a ser quase irracional, do ponto de vista humano, mas não se esqueça que a maioria dos homens estão aprisionados em si mesmos. O homem não consegue aceitar a Deus como prioridade em sua vida pois acha isso uma humilhação, prestar louvor e adoração alguém a quem não consegue ver ou tocar fisicamente, então olha apenas para si mesmo, e então acaba vendo em si o seu próprio deus. Agindo desta forma aniquila o único modo que temos de interagir com Deus que é sentindo a presença viva e eficaz Dele em nossas vidas.
         Abaixe suas armas, não permita que o muro que criou o afaste da presença de Deus em sua vida. Permita-me reeditar este dito popular, na minha versão seria assim: 
           “Se quiseres algo bem feito,  pegue e entregues para Deus”. 
            Seja sincero consigo mesmo: “Quem é o verdadeiro “Deus” de sua vida?” 


Inspirado por Deus, 
Escrito por Beneth Costa Gomes 


Nenhum comentário: